Fehan (Franciscanos pela Eliminação da Hanseníase) é o projeto do Espaço Franciscano que visa a eliminação da doença, um problema de saúde pública que exige vigilância permanente.
O preconceito e a desinformação são os aspectos mais duros dessa doença. A hanseníase tem cura. Nos comprometemos em levar informações sobre a doença ao maior número de pessoas possível, combater o preconceito, lutar pelos direitos das pessoas atingidas pela hanseníase e nos empenhar para que essa doença seja eliminada de nosso meio.
A HANSENÍASE
A hanseníase é uma doença que afeta a pele e os nervos, podendo causar lesões irreversíveis. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento e acompanhamento gratuitos. A doença tem cura se feito o tratamento correto com medicação.
A hanseníase é transmitida no contato próximo e prolongado com pessoas sem tratamento. Os principais sintomas são manchas esbranquiçadas, amarronzadas e avermelhadas na pele, maior sensibilidade à dor, calor e toque; formigamento nos nervos dos membros; menor transpiração; perda de pelos; ressecamento dos olhos e da pele; inchaço nas articulações, mãos e nos pés; feridas, sangramento e ressecamento no nariz; febre e mal-estar; feridas nas pernas e nos pés; e nódulos avermelhados ou doloridos pelo corpo.