top of page

A Marcha Franciscana é um ato que defende a revitalização do Rio São Francisco e Ecologia Integral.

A caminhada de aproximadamente 100 km nas regiões do Parque Nacional da Serra da Canastra, reúne anualmente cerca de 100 peregrinos, desde 2001.

A Marcha Franciscana nasce de um sonho de alguns frades da Província Santa Cruz de Minas Gerais, inspirada na Marcha do Perdão de Assis, que acontece de Roma a Assis. A partir do ano 2000, alguns frades colocaram o seu sonho a caminho junto com o Frei Adelmo e mais alguns frades e leigos.

 

A proposta da Marcha Franciscana iniciou com uma caminhada penitencial, fundada na mística e espiritualidade franciscana nos valores de justiça, paz e integridade da criação (ecologia). O local escolhido para acontecer foi a região da Serra da Canastra, ir até a nascente do Rio São Francisco, esse santuário de vida. A construção da Marcha é uma colcha de retalhos, com os frades, família franciscana, ordem franciscana secular, amigos de São Francisco, simpatizantes e moradores da região. É uma fraternidade itinerante, fundamentada nos pilares franciscanos da simplicidade e minoridade.

Queremos ser uma tenda que acolhe as pessoas na sua diversidade de vida, de escolhas, de espiritualidade. É um espaço ecumênico de diálogo com as diversas crenças. O caminho itinerante da Marcha é uma proposta pedagógica/espiritual, ecológica e política, que convida os participantes à reverência, ao diálogo, ao respeito e ao cuidado para com a criação, com a natureza, a mãe terra e irmã água. Essa teia de relações é constituída pela coordenação, equipes de trabalho, pelas famílias que nos acolhem em escolas e pousadas, abrem seus espaços, sensibilidades e generosidades para acolher os participantes. A Marcha quer ser um oásis para saciar a sede de justiça, de paz e despertar nas pessoas o cuidado e a militância ecopolítica. Quer permitir aos participantes fazerem a experiência de resistência e de limites do corpo, o que provoca crises, conflitos, questões e questionamentos em curso.

 

No caminho enfrentamos as relações de convivência, de compartilhar os espaços para dormir e alimentação, a hospedagem fraterna e solidária, o silêncio como diálogo, o cansaço da caminhada, a poeira nas estradas, o deslumbre do nascer do Sol, bolhas nos pés, sol escaldante, subidas e descidas. O caminho é deslumbrante e fascinante, mas é povoado de desafios. A Marcha nos mostra o estado emocional, psicológico e espiritual que nos encontramos.

 

Por que promover a Marcha Franciscana? Queremos ser uma proposta de um novo olhar para com a criação e a responsabilidade de cuidar da terra e da água. No caminho, propomos reflexões e questionamentos de como está a minha ação e relação de cuidado com a natureza e com os meus pares. E como posso mudar e transformar minha relação e mentalidade predatória com a Casa Comum. Sonhar com outro mundo e sociedade possíveis, fazer a experiência do desapego e do desarmar-se. Sonhamos com relações humanizadas, sem preconceitos.

EIXOS DE TRABALHO

  • Conscientizar a respeito da situação ecológica atual e o cuidado com o nosso mundo

  • Discutir e propor alternativas à lógica de mercantilização da vida

  • Partilhar a espiritualidade franciscana; despertar e refletir sobre uma melhor qualidade de vida

  • Refletir sobre um estilo de vida autêntico; Valorizar as relações interculturais

  • Conhecer a biodiversidade, cultura e tradições populares locais

  • Solidarizar-se com os que estão à margem do caminho e somar com os que buscam caminhos alternativos

  • Promover uma cultura de Paz suprimindo todas as formas de violências

logotipo Marcha 2.png

A Revista Marcha Franciscana é uma celebração das 22 edições da nossa caminhada. Ela é composta por reflexões sobre a Marcha e a Ecologia da Serra da Canastra, recordações dos caminhantes, fotos e depoimentos.

 

Acesse uma prévia da Revista no PDF abaixo:

 

Peça sua revista completa:

 

banner revista marcha.png
Revista Marcha Franciscana
bottom of page